sexta-feira, 21 de outubro de 2011

SÁBADO SIM COM MUITO GROOVE E ROCK AND ROLL

O Sábado SIM não para!!!
E esse sábado vem com o Rock progressivo da Enttropia junto com o Groove do Makel&Ruanda.

A Enttropia é uma figurinha carimbada do projeto, em edições passadas dividiu o palco com o Pastel de Miolos fazendo uma apresentação impecável como sempre.
A banda Ruanda vem de uma longa estrada, colecionando apreciadores com seu som envolvente e bem groovado.

Ta combinado hein galera, no mesmo horário no mesmo local



Entroppia:

O nome vem do grego
 εντροπία entropia, que significa a medida de caos em qualquer sistema, uma grandeza matemática utilizada por várias ciênvias para analisar os estados de desordem da natureza e da humanidade. Musicalmente a adoção deste nome representa a versatilidade do som, que proporciona ao expectador as mais variadas emoções.



A banda existe desde meados de 2009. Surgiu numa proposta de repaginar as composições de Thiago Rodrigues (voz e guitarra) que já haviam sido apresentadas sob o nome de "Entropia" em forma de espetáculo, unindo as experiências anteriores dos músicos Ariel Fernando (bateria), Danilo Guerreiro (guitarra) e Érico Noronha (baixo), para juntos comporem novas músicas e se consolidar na cena musical ilheense. As principais influências são o rock progressivo, setentista, hard rock e blues.

E aproveitando a oportunidade logo abaixo vocês podem conferir o papo que tive com Ariel Fernando (baterista da banda Entttopia), o cara conta sobre um CD ainda esse ano, fala um pouco sobre o que faziam antes da Enttropia e muito mais.

Blog Sábado SIM: Cara explica ai como vocês chegaram a esse nome?

Ariel Fernando: Enttropia significa medida do caos, é uma grandeza matemática, quanto maior a entropia de uma sistema, maior o caos. Escolhemos esse nome, por causa da versatilidade e variação das musicas, passando do pesado pro suave e vice versa, mas sempre dentro da influência do rock e do blues.
Também por causa da diferença entre os membros da banda, cada um de um lugar, cada um com uma influência diferente, tornando a banda ao mesmo tempo autentica e caótica.

Blog Sábado SIM: Um dos grandes atrativos da musica de vocês é a letra, quem compõe as letras? e de onde vocês buscam inspiração para compor?

Ariel Fernando: Essa parte lírica e da temática das músicas ficam com Thiago, que além de vocalista, é poeta e filósofo, tem centenas de poesias sobre os mais variados temas, então basicamente o que a gente faz é pegar os poemas de Thiago e musica-los ou então procurar nos escritos dele algo que encaixe com a uma melodia pré composta.
Sobre a inspiração... Acho que Thiago sendo filósofo, e estudando sobre estética, dá pra ter uma visão mais artística de tudo, facilitando a interpretação dos problemas do mundo e os dilemas da sociedade e transformação num produto artístico.

Blog Sábado SIM: Musica própria é o ponto forte da banda, mas não existe um registro desse som em CD ou DVD, quando teremos esse material?

Ariel Fernando: Temos apenas 3 musicas lançadas avulsas na internet e a participação na coletânea Chocolate Groove (a banda tem duas musicas na coletânea e vocês podem ouvi-las aqui no blog no player a esquerda), mas a gravação do CD independente tem sido a nossa meta principal desde o começo do ano. Já temos as guias de 10 músicas gravadas e semana passada chegaram alguns equipamentos que estávamos esperando para iniciar de fato a gravação final. A ideia é gravar e arrumar tudo de forma independente, dentro do estúdio que a gente ensaia, na minha casa. A previsão é que o trabalho saia até o começo de 2012.
Ao meu ver estamos até adiantados, pois poucas bandas com apenas 2 anos de atividade tem o mesmo numero de musicas próprias, sendo que na região também existem muitas bandas até antigas que ainda não lançaram nenhum material em CD.

Blog Sábado SIM: Vocês tocaram algumas vezes com Gustavo Felicíssimo (poeta paulista radicado na Bahia  que tem uma importância significativa para a cultura regional), esse projeto é algo fixo ou foi uma temporada: o que vocês acharam dessa parceria?

Ariel Fernando: Na verdade essa parceria trata-se de um projeto paralelo, o Espetáculo Catedrais Suspensas, que é um show-conceito idealizado por Thiago e Gustavo, com o intuito de mesclar poesia, musica, imagens e cenário numa apresentação única e linear. Até então tivemos algumas apresentações em Ilhéus e Belmonte na temporada 2011.1, mas pretendemos voltar ainda esse semestre para mostrar esse trabalho também em Itabuna e em algumas escola de Ilhéus. É uma parceria que não posso dizer que é fixa, mas será muito duradoura e o público gostará muito, pois a ideia é nunca fazer um espetáculo igual ao outro.
Também buscaremos editais de circulação futuramente, o que contribuirá para divulgar tanto o trabalho do poeta Gustavo Felicíssimo quanto a música da Enttropia.

Blog Sábado SIM: Apesar da Enttropia ser uma banda relativamente "nova" no cenário Ilheense, já rola uma galera que sempre acompanha o trabalho de vocês, indo a shows, na internet e etc... Como você vê o cenário de Ilhéus?

Ariel Fernando: Acredito que o público da banda começou a se estabilizar por causa da frequência com que fazemos shows (nossa meta é fazer no mínimo um show por mês aqui em Ilhéus) e sempre temos uma divulgação massificada via redes sociais e entre nossos amigos. Isso tudo aliado ao fatos "novidade", vai criando um público novo aos poucos.
Apesar disso, ainda vejo o cenário musical de Ilhéus muito aquém do esperado se comparado a outras cidades, pois quase não temos espaços para tocar, e quanto temos o público local não satisfaz as expectativas. Posso afirmar que nós da Enttropia nos esforçamos bastante para contribuir com o cenário local, mas já percebemos a necessidade de sair desse aquário, para outras regiões, para que o trabalho que fazemos seja devidamente reconhecido.

Blog Sábado SIM: Qual a formação atual da banda? Você poderia falar brevemente sobre a trajetória musical de cada integrante?

Ariel Fernando: Começando por mim, tenho 10 anos de carreira como baterista e varios trabalhos dentro do rock, heavy metal e blues, começou a tocar em São Luiz/MA com passagens em bandas como Ânsia de Vomito, Innergore e Sored.
Mudei para Ilhéus em 2007 e agora toco com a Enttropia, Regurgitory (banda de death metal junto com China e Lucas da mortífera) e ainda mantendo a Sored (banda de trash metal) como projeto solo paralelo.

Danilo Briz: guitarrista, natural de São Paulo/SP, toca desde 2002, já atuou no Rush cover e em projetos solos acompanhados por amigos na capital paulista. Tem muitas composições lançadas no youtube. Veio para Bahia também há alguns anos.

Érico Noronha: baixista, nascido em Brasilia/DF. Começou a tocar em 2002, mas sempre foi guitarrista por ofício, e se interessa por luteria (Luthier é o profissional que fabrica e repara instrumentos de corda), entrou na banda por acaso, mas não deixou a desejar. Em seu primeiro trabalho como baixista já contribuiu em muitas composições.

Thiago Rodrigues: vocalista, único membro nascido em Ilhéus/BA, é o cérebro lírico da banda, poeta e violeiro de praça desde sempre, foi o idealizador do nome e da temática da Enttropia. Embora tenha muitas composições, ainda não tinha feito nenhum trabalho com banda.

Se eu fosse definir cada membro por um estilo que represente a sua maior parcela de influência na banda, seria: Thiago: Rock Progressivo, Danilo: Hard Rock, Ariel: Metal, Érico: Rock Clássico.
E assim segue a Enttropia.

Blog Sábado SIM: Como vocês escolhem as musicas covers do repertório? Existe a preocupação de agradar ao público ou vocês tocam o que gostam?

Ariel Fernando: Quanto aos covers do repertório, procuramos incorporar musicas que tenham a ver com a sonoridade da banda, é amais uma questão pessoal, do que gostaríamos de tocar, das bandas que curtimos.
A preocupação com o público se manifesta mais quando tocamos as musicas autorais mesmo. Pois o novo sempre causa estranheza.

Blog Sábado SIM: Vocês participaram da coletânea chocolate groove (coletânea com 8 bandas da região onde cada banda teve 2 musicas no cd) e estão na terceira edição do Sábado SIM que é organizado pelo mesmo coletivo, gostaria que você falasse um pouco sobre esses projetos.

Ariel Fernando: O coletivo Chocolate Groovem apesar de novo e ainda semeando frutos, já rendeu um bom upgrade na cena musical alternativa dessa região. Promovendo a periodicidade dos shows em uma rede de contatos, mas não se resume somente a isso, a nossa atividade quanto banda.
Além da participação desse coletivo, temos projeto de levar o espetáculo Catedrais Suspensas às escolas de ensino médio, como forma de promover a arte entre os jovens e criar um novo público.
Já estamos com data marcada no Colégio Modelo e como já dito antes, vamos buscara auxílio via editais assim que o projeto passar por testes e adequações, fora isso, temos o nosso home estúdio, que estamos trabalhando para transformar em um estúdio de gravação e mixagem principalmente de bateria e também alugar para ensaios. Todas essas coisa fazem parte de um momento cultural nessa cidade que só tende a gerar mais eventos, mais divulgação das bandas e etc...
Considero hoje em dia que as bandas precisam se auto profissionalizar e cooperar para um objetivo único entre os músicos alternativos da cidade: conquistar espaço. 

Blog Sábado SIM: Estamos chegando ao fim e gostaria antes de qualquer outra coisa agradecer a disponibilidade e paciência para responder as perguntas.Você gostaria de acrescentar algo? manda um recado para os leitores do blog.

Ariel Fernando: Só tenho a agradecer a oportunidade e dizer que estamos ai pro que vier, Aguardem nosso primeiro CD que ja está sendo muito bem trabalhado, ao que tudo indica será lançado ainda esse ano com um show louco! No mais, agradeço também ao público que comparece aos shows, valorizando a música local... arte não se paga, se INVEST!!!


Para quem quiser saber mais sobre o poeta Gustavo Felicíssimo segue o blog dele: http://sopadepoesia.blogspot.com/

Para saber mais sobre os trabalhos do guitarrista da Enttropia Danilo Briz segue um video logo abaixo:


Segue abaixo vídeo da Enttropia no Rock e Poesia que aconteceu na Casa dos Artistas.



Nenhum comentário: